6 erros cometidos por cozinheiros iniciantes

Cozinhar é uma arte. Requer ciência, consciência e paciência. Mas não se preocupe! Não é necessário ter um chef cinco estrelas em casa para desfrutar de saborosos pratos em casa. Com bons ingredientes, muita vontade de aprender e um bom utensílios de cozinha, com panelas e panelas de Tefal, não haverá receita que lhe resista.

Todos nós cometemos pequenos erros na hora de cozinhar. Então, vamos rever alguns dos mais comuns -que também são facilmente evitáveis – para que não volte a cair sobre eles na próxima vez que você coloca entre um fogão. Estes são os seis erros mais comuns de um cozinheiro iniciante:

1.- Sobrecarregar a panela ou a frigideira. Às vezes, por pressa ou a fome colocamos muita comida na panela, pensando que tudo o que está lá se vai cozinhar. É importante que dê espaço para os alimentos para que possam libertar a umidade livremente e cozinhar, como é devido.

2.- Deixar que a comida grude na frigideira. Se você não tiver uma frigideira Tefal, em que nada é colado, talvez se você deparar com este problema mais de uma vez. O único segredo é investir em uma boa frigideira. Não só conseguirá que a sua comida não é cole, mas que também não terá a necessidade de adicionar mais óleo do que o estritamente necessário e comerás mais saudável.

3.- Usar o óleo incorreto. Dependendo do que estiver cozinhando, vais precisar de um óleo diferente. Se você vai cozinhar a baixa temperatura, use azeite ou manteiga. Se você vai como cozinhar em temperatura média, usa óleo de oliva ou de coco. Por último, se você está indo para cozinhar a uma temperatura elevada, usa óleo de amendoim ou de abacate. E, se você não quiser usar óleo, você pode cozinhar com total tranquilidade e garantia de sucesso com uma frigideira Tefal. Sua alta qualidade antiaderente permite cozinhar sem a necessidade de agregar nem uma só gota de óleo. Tens algo mais saudável?

4.- Não aquecer a frigideira com antecedência. Antes de adicionar a comida, a panela já tem que estar quente para evitar que o alimento grude. Uma vez que estiver quente, já pode adicionar o óleo, se precisar – e o último a comida.

5.- Mover constantemente os alimentos. Apenas um cozinheiro iniciante está permanentemente dando voltas à comida que tem na panela ou a frigideira Lembre-se que um bom bife de carne ou peixe grelhado só precisa de um retorno e volta, não há necessidade de fazê-lo mais vezes.

6.- Não experimentar a comida enquanto cozinha. Embora esteja seguindo uma receita ao pé da letra, ou se sentir o melhor chef do mundo, é importante que você vá provando a comida enquanto cozinha. O ponto de sal, a pimenta… Pensa que um grande chef lhe pareceria impensável não provar o que cozinha, por que deverá fazê-lo tu, e te arriscar a que o resultado não seja bom?

Com essas seis dicas simples, suas próximas refeições familiares serão um sucesso. Um último conselho: deixa-se repousar os alimentos durante 5 minutos antes de comê-los. Sabemos que o ensopado de frango que você acabou de preparar o cheiro é ótimo e você faz água na boca, mas você tem que deixar passar esses poucos minutos para que os sucos passem para frente. Acreditem em nós-você, o seu paladar vai notar a diferença!

Como te abriu o apetite? Põe à prova tudo o que aprendeu e se jogar a cozinhar deliciosos pratos!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *